quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Um dia corrido

Ontem, 06, as horas foram poucas, mas definitivamente produtivas.

Pela manhã e à tarde, estive no Colégio São Marcos - Alvorada - trocando idéias, criando histórias e contando outras para as crianças do 2º ano. A história coletiva iniciada ontem será finalizada em sala de aula e publicada em livro a ser lançado na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre numa coletânea de histórias produzidas pelas crianças. Farei o prefácio da obra.

Além de ter sido divertidíssmo, foi produtivo perceber que os professores, coordenação pedagógica e direção estão muito empenhados em aproximar os alunos da produção de texto da prática de leitura pelo prazer que as palavras e as imagens podem provocar.

Já, à noite, estive em Caxias do Sul, participando ao lado de Celso Sisto e Alexandre Brito do Encontro Literário. Celso falou sobre a Literatura Infantil atual, Alexandre mediou o debate e nos contemplou com algumas boas informações sobre Poesia, enquanto dediquei-me a discorrer sobre a Literatura produzida para crianças no RS desde seus primórdios até 1990.

Helô Bacichette, escritora caxiense, nos deu o prazer da presença e de seu sorriso, além de contribuir com algumas colocações no debate. Heroínas foram as professoras que por lá estiveram e deixaram de lado "A Favorita" para mergulhar neste universo tão encantador que é a produção de literatura para crianças.

Dia 09 de outubro o mesmo encontro acontece em Gravataí.

Promoção: SESC-RS

Nenhum comentário: