segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Patrono da I Feira do livro de Mariana Pimentel

Um pouco da história do município:

Em 1874 levas de colonos poloneses, italianos e alemães imigraram para a antiga Serra do Herval, mais tarde rebatizada com o nome de Mariana Pimentel, em homenagem à esposa do então Presidente da Província, Dr. Geraldino Pimentel. Os imigrantes desbravaram a serra, abriram picadas, fizeram lavouras, construíram estradas e engenhos, fundaram uma vila e promoveram o progresso da região.
Em 4 de setembro de 1896, o município de Porto Alegre foi dividido em 8 distritos e Mariana Pimentel foi elevada à condição de 8º Distrito. Posteriormente, Porto Alegre foi dividida em 10 distritos, dos quais Mariana Pimentel passou a ser o nono. Mais uma nova alteração distrital foi feita em Porto Alegre e Mariana Pimentel passou a ser o 11º Distrito.

Em 1926, quando foi criado o município de Guaíba, Mariana Pimentel passou a ser seu distrito, sendo elevada a Vila de Mariana Pimentel em 31 de março de 1938.

Em março de 1991 já estava organizada a Comissão de Emancipação do município, que foi estabelecido no dia 20 de março de 1992.

A pedra equilibrada, um dos pontos turísticos da cidade:

Um comentário:

alex disse...

esse livro meu professor fez