quinta-feira, 11 de junho de 2009

Folha de rosto do Salão do Livro/Rio


"...Longe de casa, a mais de uma semana..." Pois é. Começou o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens. E depois de Goiás e Brasília, cá estou no Rio! O primeiro dia, hum, tri legal. O novo local onde acontece o Salão, que por 10 anos aconteceu no MAM, é muito bacana. Por dentro. O entorno, meio decandentista, mas tem lá o seu charme. E, claro, pra quem gosta de LIJ, o entorno é o que menos importa na hora de conferir os recentes lançamentos.

Logo no primeiro dia, o grande barato foi "reconhecer" o lugar, familiarizar-se, apropriar-se, percorrer com olhos gulosos os estandes e ver o que os amigos estão lançando de novo no mercado. De saída já peguei o livro da Ninfa Parreiras O Brinquedo na Literatura Infantil - uma leitura psicanalítica (Editora Biruta). O projeto gráfico bacanérrimo. O texto? Calma, por enquanto, só folheei o livro. De cara, Carlos Drummond convida com seu poema A palavra mágica.

Certa palavra dorme na sombra de livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo, procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra



Pelos corredores encontrei os amigos editores, ilustradores, escritores, distribuidores, e blogueiros que tratam de LIJ em seus blogs. Mas confesso, minha ansiedade era ver meus lançamentos que, sequer, tinha pego nas mãos. Ufa! Um deles, O emaranhado da maçaroca, da Larousse, estava ali, na estante, à vista de todos. Tá lindão, lindão, lindão! (pai babão)E o Doido pra voar, da Artes e Ofícios, chega no sábado ao Salão. Terei de conviver com a ansiedade por mais três dias. Ele chegará no sábado. A editora tranquiliza-me(se), pois esse livro já dispensou noites inteiras de insônia (a ambos e mais 1/2 dúzia de profissionais), mas já tá chegando.

Depois de um dia inteiro descobrindo belos e diferentes livros recém saídos da prensa e os recantos do novo, curioso, e espaçoso local no bairro Saúde, Barão de Teffé - 75, chega a hora da entrega dos prêmios referente à produção 2008. Abraços e aplausos pros amigos, merecedores da honraria. Na continuidade do blá blá blá característico de algumas autoridades que apóiam o evento, chega a hora de bebemorar e degustar os quitutes. Descontração, abraços, um punhado de sorrisos e reencontros. Hora de festejar a LIJ!

Na sequência vamo que vamo pro aniversário da MPB FM 90.3, em frente ao Real Gabinete Português de Leituras, a convite do Renato. Festa boa! Quem deu a canja? Marina Lima, Fátima Guedes, Ney Matogrosso, Toni Garrido, As frenéticas e bora recuperar a memória pra saber mais quem. Ah! Vanusa, claro, cantando "hoje eu vou mudar, retirar traças e teias..." . E no final, quem? Perla! Por companhia, a Marta Lagarta, Sandra Pina, Ramon Mello e Joãocaré.

E minha estada no Rio está só começando. E o Rio de Janeiro? Continua lindo e sendo e louco e mais um pouco.

Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Que farra, hein menino!
Nem fui trabalhar.
Fui direto para a Casa da Leitura em Laranjeiras assistir à aula da Adriana Bittencourt Guedes sobre Literatura e Cinema, de "ouvinte" porque não estava inscrita.Foi demais!
bj