quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dias intensos

Em meio à finalização (Ufa!) das ilustrações de meu novo livro que sai em breve pela Larousse Jr./SP, dou conta de continuar esse maravilhoso trabalho de ir à feiras de livros e escolas. E dinate desse, que parece um trablaho exaustivo para alguns, descubro o prazer de me maravilhar com as perguntas das crianças, dos adolescentes, das professoras e bibliotecárias, que sempre lançam um olhar diferente sobre meus livros e me alimentam de novas possibilidades criativas.

Na última semana voltei ao Colégio Salesiano Dom Bosco, por conta da adoção de meu livro Doido pra voar (Editora Artes e Ofícios -2009). Foi incrível ver como as crianças se libertam com um bate-papo descontraído sobre literatura quando assim o propomos.

Saiba mais>>

Além desse encontro, estive na semana passada palestrando, contando histórias e ministrando oficinas na 7ª Feira do Livro de Alegrete/RS, da qual meu amigo escritor Dilan Camargo foi o patrono. Apesar da distância, a viagem foi super agradável, pois o dia estava lindo e lembrei da crônica que Caio Fernando Abreu escreveu, na qual afirmava que o pampa é lindo. É sim.

Em Alegrete, muitos imprevistos, mas tive minha primeira experiência com um público que ainda considero um mistério, mas para o qual começo a me dedicar a escrever: os adolescentes. Tivemos um bate-papo ótimo. Descobri coisas bacanas e, que sim, eles são gente muito interessada em leitura quando ela lhes chega com paixão, carinho, dedicação. Meu super agradecimento a Deise e equipe organizadora.

Já na terça-feira tive o prazer de mediar uma mesa da AEILIJ-RS, na qual debatemos Texto e imagem - diálogos possíveis e necessários. A mesa, que aconteceu durante a 25ª Feira do Livro de Caxias do Sul, não podia estar mais do que especial com as presenças da experiente editora da Artes e Ofícios, Elaine Maritza; a ilustradora que sempre me serviu de inspiração, Laura Castilhos e, o ilustrador e amigo que acaba de receber o Prêmio Jabuti de Ilustração, Odilon Moraes.

Meu agradecimento à generosidade dos palestrantes, bem como ao carinho e atenção dedicados a nós pela equipe do PPEL, coordenado pela eficiente e incansável Luiza Motta. Além, claro, da presença atenta e participativa do Secretário da Cultura da Cidade, Sr. Antônio Feldman, a quem, na função de coordenador regional da AEILIJ, agradeço muitíssimo a oportunidade de firmar essa parceria de nossa querida Associação com a organização da Feira do Livro de Caxias do Sul, desejosando que ela seja profícua para projetos futuros.


E um abraço forte a Patrona da Feira, Maria Helena Balen, que nos recebeu com um sorriso enorme, e esteve interessadíssima no tema debatido na mesa da AEILIJ-RS.

Crédito da foto de Maria Helena: Luiz Chaves

Quanto às ilustrações que estou finalizando... Ah! Só vendo o livro depois de publicado, mas creio que as crianças vão adorar. Digo isso por que já tive retorno do Gabriel - 07 anos - que hoje deu uma espiada e opinou muito favoravelmente sobre elas.

Nenhum comentário: