domingo, 27 de maio de 2007

Entrevista

Às vésperas de completar dez anos de trabalho na literatura, Hermes Bernardi Jr. se lança agora numa nova viagem. É o Terça eu conto pra você!, um projeto de contações de histórias gratuitas em associações, empresas ou residências. Trocamos uma idéia com ele sobre esse novo projeto, a literatura e a arte de contar histórias. Confira abaixo!

De onde veio a idéia de criar o Terça eu conto...?
Da necessidade de criar um espaço nas minhas atividades como escritor a fim de contribuir gratuitamente para a formação de novos leitores. Creio que este também é um trabalho que todos podemos fazer - contar histórias sem artifícios, tendo como suporte apenas o livro e sem fazer disso um espetáculo.

Contar histórias é uma arte?
A arte é recontar as histórias já escritas. Ao vivo, na forma oral, o escritor/contador pode ilustrar passagens sem o uso da palavra escrita, mas através de gestos, ritmo da narrativa, entonação da voz e postura corporal. A contação faz com que uma história saia das páginas do livro e se concretize de acordo com as vivências do ouvinte.

Quais os desafios que a contação de histórias e a literatura encontram hoje em dia?
No mundo atual, em que tudo requer inovação, espetaculosidade e ousadia, a simplicidade na contação de histórias e na literatura é o grande desafio. É isso que estou buscando com este projeto e que pode, mais tarde, refletir no meu trabalho como escritor. Além disso, acredito que a função principal do livro é a de servir como um mediador de afetos. Ou seja, o ato de ler para alguém estabelece vínculos entre o leitor e seu interlocutor.

O que é necessário para receber o Terça eu conto pra você! em minha cidade?
Sendo fora de Porto Alegre, basta agendar via e-mail ou telefone (de segunda a sexta, em horário comercial), disponibilizar transporte, alimentação e estada - caso seja necessário - e enviar as formas de contato de quem receberá o evento. É preciso também reunir um grupo de trinta pessoas. A história escolherei de acordo com a faixa etária, tipo de entidade e público. As contações são gratuitas e, claro, ocorrem somente às terças-feiras.

Agende a sua terça-feira
armazemdelivros@gmail.com
(51) 9955.3194 - de segunda a sexta, em horário comercial

Nenhum comentário: