sábado, 14 de junho de 2008

Congresso Internacional de Leitura e LIJ

Aconteceu na PUC-RS, de 11 a 13 de junho, o I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil coordenado pela Dr. Vera Teixeira de Aguiar.

A realização desse Congresso atende a uma das linhas de pesquisa mais produtivas da Faculdade de Letras e de seu Programa de Pós-Graduação, que contempla a literatura infantil e juvenil, a leitura e o ensino. São, pois, objetivos do Congresso:

Promover a reflexão e o debate em torno dos estudos da leitura e da literatura destinadas às crianças e jovens na atualidade.
Discutir questões relacionadas às práticas leitoras na escola, com ênfase na formação da criança e do jovem.
Analisar a produção literária infantil e juvenil na atualidade e os processos de recepção da mesma.
Cotejar experiências realizadas em diferentes contextos sociais e educacionais que envolvam a leitura da literatura destinada às crianças e jovens à luz de suas relações com as demais produções culturais.
Questionar os processos de alfabetização como condição de inserção de crianças e jovens na sociedade.
Analisar o livro literário infantil e juvenil como produto híbrido em que imagem e palavra produzem significação global.
Divulgar pesquisas sobre a literatura infantil e juvenil no contexto do mundo virtual, salientando novos modos de criação e leitura possíveis.

Na abertura tivemos a oportunidade de ouvir do francês Max Butlen (Universidade de Versailles) dizer que:

"a proximidade espacial do livro não aboliu a distância social e cultural da leitura";
que "melhorou a oferta de leitura (mas é importante saber que não será suficiente)";
que "precisamos melhorar as maneiras de oferecer a leitura para envolver novos e frágeis leitores, afastados da cultura da escrita";
que "os jovens não lêem aquilo que os mediadores consideram leitura. Lêem muito, mas lêem menos literatura do que poderiam ou deveriam."
E, que, "considerando o exagero, a super oferta de mais títulos em menor tiragem do campo editorial, a vida dos livros é muito breve. Que há uma política de simples consumo. Um livro puxa o outro nas livrarias."

No dia 13 participei do painel Escritores e Ilustradores: Um coro à quatro vozes, mediado pela escritora e artista plástica Paula Mastroberti. Na mesa, além deste que vos escreve, os escritores Ricardo Silvestrin e Cláudio Levitam, e a ilustradora Laura Castilhos.

Foi bom ouvir Cláudio Levitan, que além de escritor é compositor, dizer que tem um projeto que vai e volta da gaveta há 20 anos e que ele não desistiu do projeto.

Foi bom ouvir Ricardo Silvestrin, autor de um livro que já disse a ele que eu adoraria ter escrito É tudo invenção Ed. Ática - 2003, dizer que precisamos de altivez e confiança aos apresentarmos nosso material aos editores.

E foi bom ouvir Laura Castilhos dizer que é "Laura menina" que têm que gostar da ilustração para então a Laura profisional aprová-la, assim como eu o faço quando escrevo.

Além do painel, houveram simpósios e comunicações dos quais não pude participar, pois estava atendendo o compromisso relatado nos post abaixo, mas já se começa a pensar o II Congresso para 2010, pois este primeiro foi sucesso de público - com participantes de todo o Brasil - e das profícuas reflexões.

Ganha a LIJ, mais uma vez.

Parabéns à coordenação e equipe.

Nenhum comentário: