sábado, 14 de junho de 2008

Um rinoceronte gripado


Pois é. Mesmo em recuperação de uma gripe que me pegou de jeito, atendo aos meus compromissos e me fui ao Colégio Pastor Dohms no dia 12 bater papo com as crianças e professores do 2º ano. Foi ótimo! Não tenho fotos, pois esqueci que havia levado minha câmera, mas as professoras ficaram de me enviar algumas, em breve. O que posso adiantar é que além de bom para minha saúde, ter encontrado com eles foi emocionante perceber o sentido que eles encontraram no livro que fiz com Guto Lins. Algumas crianças fizeram caixas de memórias e dentro delas colocaram coisas que lhes são importantes. Até um tip-top e foto de quando bebê beijando o papai estavam dentro de algumas caixas. Muitos brinquedinhos, figurinhas, dinossauros, medalhinhas de anjos protetores, a primeira pulsira melindrosa, autógrafos do Pateta e do Ursinho Pooh, chupetas, e mais meia dúzia de coisinhas que fazem sentido para aquelas crianças e que dão significado ao livro.

Além disso, outras turmas fizeram uma pesquisa bem bacana a respeito dos rinocerontes e expuseram em cartazes pelos corredores. Aprendi muito sobre este animal que mora aqui em casa. Falo do E um rinoceronte dobrado - Editora Projeto-2008. Há cinco espécies de rinocerontes: o rinoceronte negro, o rinoceronte branco o de Sumatra, o Indiano (ou Rinoceronte Unicórnio) e o Rinoceronte de Java, e mais 11 sub-espécies.

Também aprendi que nas reservas florestais os guardas florestais retiram o seu chifre, pois é muito apreciado por ladrões. Descobri também que a população mundial de rinocerontes é em média de 12.000 a 16.000 no total e que eles demoram muito para parir um novo filhote. E a cada gestação, nasce apenas um filhote por vez. E, pasmem! Eles medem em média 3.80 ou 4.00m!

Também aprendi que rinocerontes são anti-sociais, irascíveis e grotescos, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhes cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e os avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-los na direção de doces colméias, que os rinocerontes também apreciam. Penso, cá, com meus botões "esse é um grande amigo mesmo, pois quem de nós ficaria catando carrapatos do outro?".

Abraço enorme e obrigado a todos! Vou dar um jeito de acordar o rinoceronte para correr. Precisamos manter a forma, né! Ele vai correr, porque eu volto pra cama com uma caneca de chá.

Nenhum comentário: