quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lançamentos I semestre 2009

Dois novos livros estão a caminho e serão lançados no Rio de Janeiro, durante o 11º Salão do Livro do Rio, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e que acontece de 10 a 21 de junho, no Rio de Janeiro/RJ.

Um deles chama-se Doido pra voar, editado pela Artes e Ofícios Editora, daqui de Porto Alegre/RS. Este livro, além de ser o primeiro título com o qual integro o catálogo da Artes e Ofícios, é o primeiro de meus livros ilustrado por mim em onze anos de trabalho. O texto compõe-se de doze ovos, uma dúzia de capítulos postos no ninho/livro a fim de narrar a história de Caio Fernando. Não por acaso, o texto pretende um diálogo com os livros infantis As frangas, de Caio Fernando Abreu e A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. No processo de ilustrá-lo, recorri à técnica mista, misturando nanquim, acrílica e colagem de fotografias a fim de compor a incompletude da trajetória do personagem central. Trata-se de meu décimo primeiro título e que ganha uma edição caprichada pela referida Editora.

Breve sinopse de Doido pra voar

Caio Fernando morava no Passo da Guanxuma, cidade pequena, daquelas onde as crianças correm no quintal, sobem em árvore, criam galinhas no fundo do pátio e se entregam à fantasia de reinventar o mundo para passar o tempo. Um dia ele muda-se para a cidade grande — o mundo das oportunidades para você — e convive com a dificuldade para compreender a lógica desse espaço tão diferente, onde as crianças brincam juntas, mas cada uma na sua casa, através do computador. Até que chega o dia em que o computador vira seu aliado para mostrar ao Dudu, o amigo do prédio, outras possibilidades de viver a amizade e a fantasia.

Artes e Ofícios
Texto e ilustrações de Hermes Bernardi Jr.
48 páginas
18cm X 24cm

O segundo livro a ser lançado neste semestre de 2009 chama-se O emaranhado da maçaroca, e sai com a chancela da Editora Larousse, São Paulo/SP. Meu primeiro texto editado pela Larousse é uma narrativa pontilhada, fragmentos da vida de Pedro e Paulo embalados em belas imagens do ilustrador estreante Renan Santos que também reside em Porto Alegre. Renan se utiliza do bico de pena e do nanquim. Mas, apesar de ter recorrido a técnicas clássicas para desenvolver seu estilo, a temática que envolve seus personagens, em geral criados com uma infinidade de traços, revelam que é antenado nas principais tendências deste milênio.


Breve sinopse de O emaranhado da maçaroca

Dois amigos: Pedro e Paulo. E um emaranhado de descobertas...
Este livro conta a história de dois meninos que se conhecem por acaso e se tornam amigos. Mais do que uma amizade, nasce também desse encontro uma relação de troca e respeito. Desembaraçando suas maçarocas, Pedro e Paulo descobrem juntos um pouco mais do mundo ao redor e de seus próprios mundos.
Pelas palavras de Hermes Bernardi Jr. e pelos traços de Renan Santos, O emaranhado da maçaroca apresenta uma relação de intensa amizade, capaz de tocar profundamente o ‘emaranhado’ de cada leitor.

Larousse
Texto de Hermes Bernardi Jr.
Ilustrações de Renan Santos
32 páginas
21cm X 24cm

Logo, logo, disponibilizarei aqui as capas de ambos. Fique ligado!

3 comentários:

Christian David disse...

Parabéns, Hermes! Tô louco pra ver teus livros novos. Abraço.

Fátima Campilho disse...

Lilliput, Gato e andorinha, galinhas...Não pense que estou fora deste emaranhado. Tenho mesmo é um trabalho danado para dar conta de tantas novidades.
O Salão do Livro está chegando e as saudades vão para o espaço.
Sucesso!
Abraços

Tino Freitas disse...

Que sejam bem vindos e acolhidos por olhos gulosos de livros. Abraços musicais e até breve!!!