Gente, sou Palavra Viva! Viva!
Bem, como podem perceber no convite do post abaixo, este ano receberei o Troféu Palavra Viva, instituído pelo Sintrajufe-RS.
Através da Secretaria de Cultura do Sintrajufe-RS, agradeço ao sindicato e seus associados pela honraria, abraçando-os pela dedicação à promoção de leitura e produção literária ao criar o Concurso Mario Quintana, bem como instituir o Prêmio Palavra Viva.
Compartilho esta alegria com...
Meus familiares e amigos, pois, ao acreditarem, me concedem também o acreditar;
Colegas de escrita e imagem, por caminharmos juntos nesse caminho tão árduo e prazeroso;
Produtores de eventos literários e divulgadores Brasil afora, por encurtarem as distâncias entre minha produção e o leitor;
Meus editores e suas competentes equipes, pois me dão o feliz aval para continuar criando;
Imprensa, por me apoiar desde sempre;
Professores e bibliotecários, porque fazem a mediação necessária e qualificada;
E, claro, meus pequenos grandes leitores - fim e começo de minha necessidade de comunicação através das palavras e imagens.
Segue a apresentação do Prêmio que muito me honra receber em ano tão profícuo.
TROFÉU PALAVRA VIVA
Toda palavra literária é fonte de reflexão e de prazer. No tanto que possui de arte, abre os olhos e as consciências, torna o ser humano cidadão de fato, visto que a leitura é condição essencial de vida e de transformação. Assim, escritores e escritoras, através da singular arquitetura das palavras, fomentam novas consciências, novas possibilidades existenciais, novas experiências estéticas. Escrever e ler, pois, são condições essenciais para, de fato, se estar vivo.
Nessa dimensão, a partir da realização do 2º Concurso Literário Mario Quintana, a Secretaria de Cultura do SINTRAJUFERS, instituiu o TROFÉU PALAVRA VIVA, com os objetivos de homenagear autores gaúchos pelo conjunto de sua obra; divulgar a produção literária realizada no Rio Grande do Sul; ressaltar a qualidade da literatura sul-rio-grandense em todas as suas manifestações.
Assim, anualmente, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, será escolhido(a) um(a) escritor(a) gaúcho(a) que receberá homenagem por sua dedicação à escrita literária, sendo-lhe entregue o troféu PALAVRA VIVA, em cerimônia a ser realizada no segundo semestre de cada ano.
Em 2006, o homenageado foi o escritor Sérgio Napp, em virtude do conjunto de sua obra e pela sua dedicação à arte literária, bem como pelo seu trabalho como diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, durante três gestões, promovendo diversas atividades que visavam à formação e qualificação dos leitores gaúchos. Em 2007, a homenagem foi para Marô Barbieri. Escritora de vários livros que priorizam o público infantil, a autora tem desenvolvido atividades de formação de leitores, destacando-se também como promotora de eventos de capacitação de professores, tais como o Encontro Internacional de Contadores de Histórias e o 1º Fórum de Literatura Infanto-Juvenil de Porto Alegre, além de presidir a Associação Gaúcha de Escritores (AGE) durante duas gestões, reativando a instituição e idealizando, junto com o grupo de diretores, o Prêmio Livro do Ano. Em 2008, a homenagem foi para o escritor e editor Walmor Santos. À frente da editora WS Editor, Walmor revelou o nome de vários autores gaúchos, ao publicá-los e ao implementar o projeto “Autor na Sala de Aula”, que contribui com a formação de leitores literários na capital e em várias cidades do interior do RS, por vezes atendendo também cidades de SC e PN. Walmor Santos é contista, poeta e romancista, tendo texto escritos para crianças, adolescentes e adultos.
4 comentários:
Ele merece!
Ele merece!
Ele merece!
Fico muito feliz e orgulhosa de você, querido amigo e companheiro!
Parabéns!!!!!
Hermes, muito bacana essa iniciativa. Quanto mais eventos valorizando o amor por essa arte (que seja palavra escrita ou ilustrada!) e a importancia da Literatura, mais o povo cresce.
Parabens! Com certeza o premio foi merecido, você é pessoa Viva!
beijos
Fico feliz com a sua alegria e emoção ao receber este prêmio.
Beijinhos
Ué,acho que ando sonolenta demais.
Pensei que havia deixado meus parabéns pelo prêmio.
Você é mesmo de palavra viva e viva a palavra!
Beijinhos
Postar um comentário