quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feira Fora da Feira - Ano II

Foi no dia 31 de outubro que a caravana do Projeto Tapete Mágico- Espaço de Leituras subiu o Morro da Cruz para se aproximar um pouco do céu e levar crianças, joven e adultos a embarcar nessa viagem da leitura que tem seu histórico iniciado em 2003, com financiamento do Fumproarte. Desde lá, sem recursos, a equipe faz o que pode para promover leituras em praça pública pelo simples prazer da leitura. Pelo segundo ano consecutivo o Tapete integra a programação da Feira fora da feira, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Este ano contamos com o apoio da Câmara Rio-grandense do Livro e da Coordenação do Livro e Literatura, da SMC, sem as quais a comunidade do Morro da Cruz, do Cristal (diz 07 de novembro) e da Restinga (dia 14 de novembro) não poderiam desfrutar da instalação do Projeto Tapete Mágico, que disponibiliza livros recentemente lançados e de instantes de contação de histórias, mediação de leitura e imersão no mundo fantástico das imagens dos livros infantis e juvenis.

A equipe de comissários de bordo, formada pelo arquiteto Adriano Garcia; pelo jornalista e escritor Vitor Diel e pela ilustradora Luana, coordenados pelo piloto, o escritor Hermes Bernardi Jr. dedicam-se por quatro horas ininterruptas a estimular a leitura das palavras e das imagens, sem nenhum caráter de obrigação, mas pelo prazer que a leitura pode proporcionar.


A intenção é estimular outras formas de ler o mundo, através de um acervo atualizado e, sem sombra de dúvida, o que há de melhor nas prateleiras das livrarias, portanto muito distantes dessas comunidades. O lugar dessa primeira instalação durante o Feira fora da feira não poderia ser melhor. Um cantinho lá no alto do morro, bem perto do céu onde sopra um vento que inspirava voos intensos nas asas da leitura, ali, bem perto da Biblioteca Ylê-Ará. E nesse dia recebemos a visita ilustre de uma vereadora que já foi comissária de bordo (como chamamos carinhosamente nossos monitores) quando do lançamento do projeto em 2003.

Fotos: Luana

Fernanda Melchiona esteve conosco e nos deu o prazer de nos mostrar que não estava fora de forma, lembrando diretinho de como ser um bom comissário de bordo do Tapete Mágico - Espaço de Leituras, estimulando os pequenos leitores a embarcarem prazerosamente na viagem que vimos insistentemente proprocionando, com escassos recursos, desde o dia 05 de janeiro de 2003.

Do site da Fernanda:


(...) Também no alto da Morro da Cruz, uma possibilidade de viajar, entrar no Tapete Mágico e alçar voos nos livros. É o projeto do excelente escritor Hermes Bernardi Jr., do qual eu tive a honra de ser monitora em 2003. Um tapete maravilhoso, sombra gostosa e muitas caixas cheias de histórias para as crianças, o autor e os mediadores da leitura. O Tapete encantou a gurizada, que rolava, lia, ouvia história na quente tarde de sábado. Hermes Bernardi desencadeou um projeto maravilhoso de incentivo à leitura, que mostra o compromisso dele de pensar, executar, buscar formar novos leitores pelos bairros da cidade. Nós e o poder público temos o compromisso de valorizar e perpetuar o seu projeto.

A Associação do Jovem Leitor também esteve presente, batendo um papo com os adolescentes sobre leitura e escrita, estimulando o surgimento não só de novos leitores, como também de novos escritores! Muito legal!

A Feira Fora da Feira se mostrou um sucesso. Batalhar para o seu desenvolvimento nas próximas edições da Feira e sua consolidação na cidade é um desafio para todos aqueles que lutam pela leitura.

Foto: Bernardo Souza

O jornal Correio do Povo também esteve fazendo a cobertura do Feira Fora da Feira. O que foi publicado no dia 02 de novembro de 2009, edição 33 - Ano 115: 

Uma feira que vai para fora de si.

A Feira do Livro de Porto Alegre subiu até o ponto mais alto do Morro da Cruz. Junto ao local onde anualmente acontece a encenação da Paixão de Cristo, o grupo Tapete Mágico passou a tarde de sábado contando histórias para crianças da comunidade. Este é o mote central do projeto Feira Fora da Feira, já realizado no ano passado. A proposta é descentralizar as atividades, levando aos bairros programações literárias e artísticas e incentivando talentos locais. "Nossa intenção é incentivar a prática da leitura em locais públicos pelo prazer.


"Se a criança tiver o carrinho, a bola e a boneca junto com o livro, o hábito da leitura passará a fazer parte da vida delas", afirmou o escritor Hermes Bernardi Júnior, criador do Tapete Mágico.


Foto: Alexandre Mendez

Nenhum comentário: