domingo, 16 de novembro de 2008

Mensagem recebida

Prezado Hermes,

Estou enviando o material destes alunos que são, na sua maioria, adultos que interromperam seus estudos por algum tempo e, hoje, retornaram aos bancos escolares. Cada componente do grupo de escritores, que visitou essa Escola, apresentou uma proposta de trabalho.

Eu propus uma Oficina de Criação, a partir da leitura do teu livro. Mas como o tempo era curto, pedi que eles fizessem em casa e entregassem seus poemas ou crônicas à Supervisora Escolar que ela os repassasse, por E-mail, a mim.

Entre os alunos há uma senhora com mais de 60 anos.
Abraços. Profª Ilda Maria Costa Brasil

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA
BENTO GONÇALVES - RS – BRASIL
06/10/08 a 11/10/08
ADEMIR ANTÔNIO BACCA - COORDENADOR GERAL

ESCOLA MUNICIPAL SANTA HELENA 10/10/08

Os Poemas e Crônicas são frutos do desafio feito por Ilda Maria Costa Brasil aos Alunos da Etapa IV, da Escola Municipal Santa Helena, após Leitura do Livro “E Um Rinoceronte Dobrado”, do Escritor Hermes Bernardi Jr, quando os visitou, como participante do PROJETO AUTOR PRESENTE NA ESCOLA, juntamente com um Grupo de Autores de Porto Alegre, RS, da Casa do Poeta Latino-Americano - CAPOLAT.

POEMAS

NUMA CAIXA DE SAPATOS
Jovilde Accadrolli Guzatto - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Numa caixa de sapatos
Guardaria todas as recordações
Cartas de namorados, cartões,
Carnês pagos;
Contas de luz, água.
Também guardaria
Tudo o que marcou a minha vida
O primeiro livro que ganhei no colégio
Todos os meus trabalhos escolares
Os cadernos dos últimos dois anos
Guardaria muitas fotos
Fotos de pessoas que amo
Álbum com os cabelinhos dos meus filhos
E também seus dentinhos
Seus primeiros trabalhos na escola
Convite dos seus aniversários
Também de casamentos e batizados
Enfim, guardaria tantas coisas boas
Grandes recordações e minúsculos objetos
Para sempre poder lembrar
Desses momentos inesquecíveis


O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Rovani Tochi - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Fotos de paisagem
Fotos da família
Lembranças de amigos
Presentes ganhos
Livros que me ajudaram a vencer na vida
O contra-cheque do meu primeiro salário
O certificado de cursos que venci
Fotos do meu primeiro amor
Imagens do meu primeiro grau
Imagens do meu segundo grau
A matrícula da minha faculdade
A primeira nota de faculdade
Meu diploma de verdade
Um diploma de Engenharia
E a vitória de ter lutado um dia
E fecharia a caixa
Mas abriria para mostrar
Que através de uma imaginação
Podemos ser campeões.


O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Tatiane Pereira - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Eu guardaria uma pena
Um passo e um chaveiro
Guardaria as estrelas
A lua e o cruzeiro
Guardaria a paixão
Um coração apaixonado
Guardaria os pensamentos
Momentos e arrependimentos
Guardaria um livro
Uma mesa e um pandeiro
Guardaria um estojo
Um casaco e um brigadeiro
Guardaria uma amizade
Para sempre ser lembrada
Guardaria um avião
Uma pedra e a constelação
Guardaria o sol, a chuva
E uma cadeira
Guardaria um relógio
Uma bússola e uma peneira
Guardaria um botão
Um tênis e uma canção
Simplesmente guardaria a paz
Para alegrar meu coração.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Everton Lemos - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Guardo numa caixa...
Recibo de contas pagas
Objetos pequenos e médios
Gravuras do meu time de futebol
Cartões de aniversário
Convites de casamentos
Também de batizados e aniversários
Muitas moedas antigas
Fotos de pessoas queridas
Recortes de jornais
Também guardo fotos de animais
Cobras venenosas perigosas
Mas não só isso
Guardo cartões de parentes
Receitas médicas e exames feitos
Junto a tudo isso
São muitas lembranças
Gosto de abri-la
Para ter boas recordações
E continuar enchê-la
Sem grandes preocupações.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Vinícius Pereira - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Na minha caixa eu guardaria
Fotos de minha família
Cartas de minhas amigas
Diplomas dos meus cursos
Meu primeiro contra-cheque
Diploma de meu primeiro e segundo grau
E o meu discurso nacional
Que me fez crescer na vida
E ser um líder mundial
As cartas das pessoas
Que queriam meu mal
Que agora são empregados
Da minha multinacional
E quando eu abrir esta caixa
Irei me lembrar dos anos que perdi
E dos que eu voltei a me esforçar.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Selvino - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Muitas coisas eu guardaria numa caixa
Contas pagas
Contas de luz e água
Carnês
Muitos carnês. Já pagos.

Ah, também guardaria
Materiais de pescaria
Linhas, anzóis
Bóias, lanternas
Não posso esquecer
Isqueiro, repelente
E iscas artificiais.

CRÔNICAS

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Ivanete Longo Manara - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Eu estive fazendo uma limpeza em meu quarto e encontrei tanta coisa que não servia mais e coloquei tudo em uma sacola para o lixo reciclável.
Mas, encontrei muitas outras para eu guardar em minhas lembranças. Peguei uma caixa de sapatos e comecei a guardar pequenas coisas, mas com um significado muito grande para mim.
Meus livros de quando eu deixei de estudar em 1981.
O primeiro relógio que eu ganhei do meu namorado, velhas cartas, cartões, convites, postais, lembranças de nascimentos, velhas jóias que não são de ouro, mas que têm um grande significado; fotos antigas, fitas cassetes que foram substituídas por cd’s. Em minha caixa também guardo carnês e documentos.
Se eu pudesse guardar em minha caixa de lembranças, guardaria juntos amigos que conheci e toda a minha família para sempre poder abri-la e rever todas as pessoas que amo e amei.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Ari Baranio - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Se eu tivesse que guardar numa caixa, seriam fotografias, para que daqui alguns anos, relembrar o passado ou, até mesmo, lembrar de pessoas da família ou de amigos.
Guardaria também documentos para conservá-los em bom estado.
Guardaria nesta caixa, muitos carnês quitados ou, até mesmo, notas fiscais de compras, para se ter um comprovante para qualquer eventualidade.
Guardaria inclusive cartões de aniversário de pessoas especiais, cartões postais, etc.
Guardaria também pequenos objetos de recordação e objetos religiosos.
Guardaria tudo isso e talvez algo mais, para que um dia alguém da família possa ver e ter boas lembranças do passado.

NA MINHA CAIXINHA
Veridiane Dambrós - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Guardaria numa caixa, recordações das melhores coisas que ocorreram em toda minha vida, inclusive as coisas ruins. Também guardaria fotos de amigos, cartas de uma antiga paixão ou de uma que está por vir. Guardaria todos os meus sonhos, quem sabe um dia eles se realizem!
Guardaria o primeiro dentinho que perdi como também o primeiro sutiã que usei. Sei lá, guardaria até o mundo, para que um dia eu possa tirar tudo que passou para colocar tudo o que virá.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Juraci Oliveira Almeida - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Eu guardo numa caixa meus documentos; fotos da família, escritura da minha casa.
Objetos pessoais, contas de água, de luz, de telefone. Carnês de impostos, carnês de lojas, lembranças que eu ganho, cartões de aniversário. Guardo sapatos, guardo presentes, contra-cheques. Guardo meus materiais escolares. Também guardo espelho, batom, pente, escova de cabelo, creme dental, creme facial, perfume, desodorante, cd's.
Guardo numa caixa minha coleção de livros e numa caixa guardo todos os meus sonhos. Eu guardo uma amizade-amor em segredo.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Evandro Stefflor - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Se eu tivesse que guardar numa caixa de sapatos, guardaria fotografias antigas, momentos inesquecíveis, contas, coisas, carros, motos, muito dinheiro, um mundo melhor. Momentos com minha família e amigos. Brinquedos velhos, momentos vividos na escola. Momentos de quando ganhei a minha primeira bicicleta, também de quando ganhei o melhor presente de minha família, o computador.
Enfim, guardaria muitas recordações que me fizeram e fazem feliz.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Miqueias Jonas - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Eu guardaria numa caixa a felicidade, pois toda vez que estivesse agoniado a abriria e tudo passaria como o tempo. Ah, também guardaria as saudades, pois o que seria de nós sem a saudade? A saudade que nos dá esperança de um dia reencontrar algo ou alguém.
Também guardaria segredos, pois assim teria o que buscar sem manter o peso na consciência.
Guardaria várias outras coisas para quando estivesse numa certa idade abriria a caixa e me lembraria dos bons momentos que passei.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Maiara Marcon - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Eu guardo numa caixa, fotos de quando eu era bebê, fotos da minha infância. Hoje, eu guardo com as minhas fotos, as fotos da minha filha Júlia, do nascimento dela, da primeira papinha, dos primeiros passinhos, dos momentos marcantes da infância dela. Logo mais, vou guardar junto com as minhas e da Julia, fotos do meu outro bebê, não sei o que é ainda, se é menina ou menino, mas com certeza vou guardar com muito carinho as fotos dos meus bebês.

O QUE EU GUARDARIA EM UMA CAIXA?
Leomara do Nascimento - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Guardo muita coisa.
Chaveiros, bijuterias, fotos, contas de água, de luz, de telefone quitadas. Escrituras, documentos de veículos, linha, agulhas, botões. Lenços, trabalhos escolares, cartões de aniversário, de natal, livros, materiais de artesanato, remédios, livros de receitas, cartões de telefone, ferramentas, óculos de sol, prendedores de cabelo, canetas, lembranças de batizado, eucaristia, crisma e boletins escolares dos meus filhos.

O QUE EU GUARDARIA NUMA CAIXA?
Jussimar Brino - Etapa IV - Bento Gonçalves - RS

Se eu tivesse que guardar numa caixa, colocaria lembranças do meu passado, fatos, aventuras, momentos inesquecíveis. Nessa caixa ficaria a minha vida, meu futuro.
Não importa o que acontecesse comigo, sempre teria essa caixa para relembrar meus momentos.

Nenhum comentário: